Herança Cultural Africana

A cultura africana é marcada pela exuberância das cores, das formas, das expressões, do temperamento forte e expansivo.

MATRIZES CULTURAIS AFRICANAS
África Ocidental:  Yorubas (Nagô, Ketu, Egbá), Gegês (Ewê, Fon), Fanti-Ashanti (conhecidos como Mina), povos islamizados (Peuhls, Mandingas e Haussas ou Hausas);
África Central: povos Bantos: Bakongo, Mbundo, Ovimbundo, Bawoyo, Wili (conhecidos como Congos, Angolas, Benguelas, Cabindas e Loangos);
Sudeste da África Oriental: Tongas e Changanas entre outros (conhecidos como Moçambiques).

AS CORES E AS ESTAMPAS COLORIDAS
É característica da tecelagem africana, em todas as suas culturas: caboverdiana, nigeriana, angolana, etc, as cores vívidas e padrões de tecido multicoloridos.   Os desenhos variam de cultura para cultura dentro da África.

ARTE
A África Tropical destaca-se pelos seus produtos artísticos, que são as máscaras e esculturas em madeira. Objetos com formas angulosas, assimétricas e distorcidas. Para seus criadores eram objetos sagrados que continham a força vital de um espírito ancestral ou da natureza. Os exemplares expressam a dimensão emocional intensa da sociedade onde foram criados.
Pablo Picasso, lá pelos anos de 1905, conheceu a arte africana que inspirou o movimento cubista.
A arte africana é extremamente rica pela variedade cultural.  Cada nação, tribo, país africano tem sua arte própria.

MÚSICA  
As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada  cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em seus estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Entre as diferenças estão à maior propensão ao humano ou ao sagrado, a música funcional em oposição à música como arte, a concepção teatral do Concerto contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.

Na África, existem, as seguintes regiões de estilos musicais: Sudão ocidental, Bantu equatorial, Caçadores/recolectores africanos, Bantu do sul, Bantu do centro, Bantu do norte, Sudão oriental, Costa da Guiné, Afro-americano, Sudão muçulmano, Etíope, Alto Nilo e Madagascar. A inclusão de uma região Afro-americana significa que a cultura africana abrange a diáspora africana. As culturas musicais da costa da Guiné (Yoruba e Fon, por exemplo), da região do Congo/Angola e com menor expressão do sudeste africano têm extensões em várias partes do novo mundo. Só recentemente foi possível estabelecer com precisão a ligação de determinados elementos estilísticos de vários tipos de música afro-americana com regiões estilísticas localizadas na África.
A colonização islâmica teve como resultado a islamização da música africana em muitas regiões da África .
Alguns nomes de instrumentos de origem africana: Agogô, Afoxé, Apito , Berimbau , Caixa ,Caxixi ,Chocalho, Cuíca , Ganzá , Pandeiro , Reco-reco , Repinique ,Surdo , Tambor , Tamborim ,Triângulo ,Xequerê, Zabumba.

LÍNGUA

O português é africanizado principalmente por conta da influência das línguas de origem bantu (ou banto) – região da qual foi retirada, à força, a maior parte dos negros escravizados que para cá foram trazidos nos primeiros séculos da Colônia. Diferente, portanto, da difundida idéia que entende o iorubá como “a” língua africana.
1. Palavras africanas que foram apropriadas pela língua portuguesa em diversas áreas culturais, conservando a forma e o significado originais:
a) Simples: samba, xingar, muamba, tanga, sunga, jiló, maxixe, candomblé, umbanda, berimbau, maracutaia, forró, capanga, banguela, mangar, cachaça, cachimbo, fubá, gogó, agogô, mocotó, cuíca.
b) Compostos: lenga-lenga, Ganga Zumba, Axé Opo Afonjá.
2. Palavras do português que tomaram um sentido especial:
a) por tradução direta de uma palavra africana, mãe-de-santo (ialorixá), dois-dois (ibêji), despacho (ebó), terreiro (casa de candomblé);
b) em substituição a uma palavra africana considerada como tabu, a exemplo de “O Velho”, por Omulu, e “flor do Velho”, por pipoca.
3. Palavras compostas de um elemento africano e um ou mais elementos do português: bunda-mole, espada-de-ogum, limo-da-costa, pó-de-pemba, Cemitério da Cacuia, cafundó de Judas.
Nessa categoria estão os derivados nominais em português, a exemplo de molecote, molecagem, xodozento, cachimbada, descachimbada, forrozeiro, sambista, encafifado, capangada, caçulinha, dengoso, bagunceiro.

About these ads

86 Respostas para “Herança Cultural Africana

  1. ISSO NÃO MIM ENPOUGOL MUITO POIS NÃO ME ATRAIL NO MEIO DA CAMUNICAÇÃO DO SABER ,EU ACHO QUE TEM QUE SER MAIS COMPLEXISA,PARA DESENVOLVER OS INTERESIS DAS PESSOAS ENTERESADAS NESSA ARIE DE APRENDISAGEM…

    • Abrantes

      Espero que você consiga melhores resultados nas aulas de gramática então

      • Rosana

        kkkkkkkkkkkkkkkk boa boa .. no meu caso serviu muito, a cultura negra deve ser valorizada mesmo. gostei ;)

      • Adriana

        Poxa verdade!!!Espero q me ajude no meu trabalho d história!!!

    • yasmini

      seu português tá muito bom né minha filha! kkkk’

    • luana

      oh querida, nd é perfeito ñ tá ? e nem vc ! :S se ñ serviu pra vc, mt gente achou util, e ninguem pediu sua opnião despresivel…. :s aff

  2. Eliena

    sempre é bom saber mais sobre as culturas do mundo em que vivemos.a africa principalmente é um pais com diversidade de culturas muito grande!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!abraços’!ELIENA

    • Brauner

      Verdade, concordo plenamente com você Eliena, mas a Àfrica é um continente e não um país!

  3. Valesca

    Olha! Me foi muito útil esta postagem. Estava procurando um texto direto que falasse de legados culturais africanos para enriquecer minha discussão com meus alunos esta semana e achei!
    Obrigada por partilhar destas informações.
    Beijo

  4. sergio

    Valeu! Viva a diversidade da riqueza cultural aricana!

  5. Janaina

    Adolei…Muito obrigada

  6. oi gostei muito estão de nota dez!

  7. Marília

    eu gostei muito e tamém me ajudou com minha pesquisa da escola
    Parabéns!!!

  8. muito bom e legau

  9. que ideia boa de repre senta cultura afrobrasilera

  10. ana carolina

    eu gostei muito, me ajudou bastante a fazer uma pesquisa de história.
    valeu!

  11. kelly

    Tambem gostei muito, vai enriquecer bastante o trabalho do meu grupo, Parabéns!

  12. quero saber a historia da africa

  13. eu odiei nao falou sobre o que eu queria

  14. Lucianna

    eu adorei o comentário, a partir de agora, estou entendendo tudo oq gostaria de saber, mt obrg!!! ajudou mt, vc por acaso é prof. ou alguma coisa do tipo? vc explica e mostra dados muito valiosos. PARABÉNS pelo seu sucesso nesse site! e mt brigada pela ajuda… é que eu precisava de uma pesquisa urgente sobre o assunto, mas em todos os outros sites não explicavam tudo em detalhes como este! Parbéns mais uma vez, ok? beijinho e beijinhos… pafra todos e obrigada por ler meu comentário (:(:(:

  15. gostei muito

  16. fernanda

    NOSSA QUE LEGAL

  17. fernanda

    OBRIGADA PELA FORÇA

  18. stella

    vcs tem melhorar esse saite pq ta muito ruim

  19. Adriana

    nada a ver oq???Isso twm td a ver!!!!!!!:p!

  20. eita e muito chato vou procurar outro e uma bosta olha isto

  21. Olha isto me ajudo muito na escola

  22. etha tou fazendo um trabalho e copiando tudo isto

  23. Valdemarí

    Percebe-se que o grande mal da sociedade brasileira é a falta de noção da realidade e apuramento do conhecimento! As pessoas não sabem lidar com a informação! Seu texto é sadio!

  24. dayane

    nossa muito legal

  25. Natalia disse;
    eu amei esse texto beijos

  26. Bianca

    me ajudou muito pra fazer meu trabalho de historia!!!
    tinha tudo o que eu precisava.
    muito obrigada… ;)

  27. raiane

    todos os trabalhos da escola eu procuro aqui,eu e meus amigos.gosto muito desse site

  28. adriane

    nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

  29. nada do q eu quiz

  30. stephannye

    n gotei do texto

  31. Hélio Ferraz Pereira

    Gostei muito do conteúdo, a única ressalva que faço é que não foi mencionado a fonte, pois tive lendo alguns artigos e encontrei um trabalho tendo como dono da obra a Srª. Yeda Pessoa de Castro o trabalho esta no link: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/linguas-africanas.pdf
    mas a idéia e excelente. parabens.

  32. Olá, trabalho em uma escola de Ed. infantil e iremos desenvolver um projeto sobre a “Cultura Africana”, se alguém tiver idéias e/ou atividades, agradeço as sugestoões. Obs: Adorei o site.

  33. Amanda do Vale

    muito legal esse assunto, me ajudou bastante. obg…

  34. encontrei aki tudo q precisava!

  35. LEGAL! :) :(

  36. GOSTEI ATÉ Q AJUDOU AGENTE VAI JUNTANDO CADA UM TEXTO E CONSEGUE UMA RESPOSTA CLARA! OK :) :) :D

  37. ljtjkgdfstmbdxpouttppiynh/çuj.jout,urena,taly

  38. achei muito legal

  39. lethícya

    vcs tem que si aprofumdar mais

  40. luiza

    eu estou fasendo um trabalho na escola e issa ñ mi ajudou em nd
    ♥+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++***************************************************************************************************************************************************************************************$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@”””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!################################################################################################################%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
    ³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
    ²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²²¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££££
    ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
    ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
    §§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
    ________________________________________________________________________________________________________________
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
    ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
    ]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[================================================================================================================ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªª0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111122222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222223333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444455555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555556666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777788888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888889999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::(((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((())))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
    ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

  41. claudia

    *********** ***********
    **************** ****************
    ***************************************
    *********************************
    ****************************
    ********************
    ************
    ****

    gostarao da minha obra de arte?
    quero resp.

  42. Muitoo Legaal =D
    No meu Trabalho de História Guanhei 9,5 (y)
    - Maior nota da Sala , hehehehehehe :*

    –’

  43. eu ñ axei nada

  44. ai que pregisa

  45. eu nao gostei

  46. ingrid

    eu adorei este texto isso me ajudou munto na escola eu gostei do conteudo nos temos que valoriza a africa eu tenho um livrinho da africa pra fazer todinho e isso me ajudou munto

  47. Um amei me ajudou muito para estudar para uma prova!

  48. LAVINIA: puxa gostei muito me ajudou fazer meu trabalho de historia puxa puxa

  49. se os afros brasileiros ñ esistisem ñ iria ter essa cultura tao gostossa pra se le e ouvir e imaginem todas as pessoas brancas no mundo todo nem gosto de imaginar. Deus é perfeito e fez o branco e o negro grasas a Deus……………………..

  50. Deus é mais e a cultura tambem mais Deus continua sendo mais……………………….

  51. muito legal a essa culturra africana

  52. Cristiane

    Mim ajudou muito na minha pesquisa escolar muito obrigado por mim ajuda muito bom

  53. Emily

    Oi meu nome e emily e eu gostei muito da historia.

  54. consegui achar muita coisa legal

  55. Jóicy

    eu tbm gostei mt, pq me ajudou com meu trabalho de historia… kkkkkk’ mas a cima de td, enriqueci ainda mais meu conhecimentos a respeito dos povos africanos !! sem duvida, voltarei logo !! gostei mt !! :)

  56. lih...

    gostei muito mesmo acho q desta vez tiro nota maxima

  57. que podre esse site

  58. Valeu a cultura africana deu a sua parcela de contribuição para a nação brasileira!!!!!!!!!!!!!

  59. David

    mt bom parabéns

  60. minha professora passou este texto terminei em casa no PC não deu tempo na escola mas a professora ainda mandou nos fazer um trabalho gostei
    tinha que pinta em telhas desenhos africanos e fazer um cartá com desenhos africanos e escrito AFRICA.

  61. talita funk
    o emportante é que vc aprendeu não so copio tudo e entrou pra fessora eu terminei de copia o texto mas depois li tudo

  62. e aprendi miotoooooo

  63. nao mereço copiar isso tudo vo morrer!

  64. Escreva o seu comentário aqui…

  65. Ana Diva

    Benditos aqueles que postam conhecimento e ajudam na difusão do saber.

  66. Katiuscia

    utilizamos estas dicas para realização de uma oficina da origem da língua portuguesa. Muito boa. Parabens!

  67. gostei do texto ;)

  68. mas nao tinha capoeira :(

  69. :) ;) :D ;D

  70. cristyelle

    gostei d mais

  71. eu gotei

  72. Erica

    acho q o texto deveria ser mais complexo, com mais informações sobre o começo da cultura e herança africana, tenho que confessar q esse texto não me ajudou, pois não obtive a resposta que eu realmente precisava.

  73. Cristian

    Adorei

  74. isabella

    o que que e` erança cultural para a minha prova

  75. uma pergunta isso pode ser colocado desse geito na cartolina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s